Fotografia de esporte: aprendendo com os atletas da natação paraolímpica do RN

Primeiramente, vou contextualizar. rs

Para quem não sabe, eu faço parte da equipe de um programa esportivo daqui de Natal, o Sim Esportes (da Sim! TV, afiliada à Rede TV) e também faço parte de uma TV na Internet chamada CajuTV (acessa lá!). Meu boss, Madson Fernandes, apresentador do Sim Esportes, é completamente apaixonado pelo paradesporto potiguar, e criou um quadro chamado “Momento Paraolímpico“. Nele, eu pude conhecer – e admirar – a história de cada atleta do Rio Grande do Norte.


Um “Momento Paraolímpico” especial: entramos ao vivo, na ExpoSaúde RN, com apresentação de Anne Marjorie (fev/2011).

Na última semana em que eu estava sendo cinegrafista para o programa, fomos cobrir uma pauta no Sesi Clube, e lá tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a nadadora Dayanne Silva  . Ela é irmã de Ana Paula Silva, que também estagiou comigo na CajuTV, e se tornou minha amiga. Então, eu meio que já conhecia a Dayanne (pela Internet/Facebook rs), e, de metida, fiquei amiga dela também  (introsa! rs).


Eu e Dayanne Silva – snapshot para registrar o momento :)

Na semana passada, exatamente no dia 12, entrei no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro para ver o dia da divulgação da lista dos convocados para os jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara, no México. Na página inicial do site, eu vi o anúncio de um concurso chamado ‘Meu Clique Paraolímpico‘, no qual serão selecionadas fotos para serem expostas na página inicial do site dos jogos no Rio de Janeiro, em 2016. Sim, a premiação é “apenas” isso. E eu fiquei doida na hora! Eu sempre quis fazer fotos, aliás, eu sempre fotografei os atletas paraolímpicos em todas as vezes que eu os vi, e estava com uma de minhas câmeras. Mas eu sempre quis fotografar a Dayanne Silva, em especial. Pois bem. Comentei com Ana sobre o concurso, e sobre a minha intenção em fotografar a sua irmã, e ela disse que a Dayanne ia adorar. Fiz o convite, ela topou e pronto, foi só marcar o dia.


No site Rio 2016.

E o primeiro dia foi na tarde dessa última sexta-feira, dia 16, dia seguinte a saída do resultado com os convocados para o Parapan. Todos estavam emanando felicidade, e eu não podia deixar de fazer o registro desse momento:


Clodoaldo Silva, Francisco Avelino, Dayanne Silva, Nélio Almeida e Edênia Garcia – convocados para os jogos Parapan-Americanos, no México!

E eu também fui contagiada por tamanha felicidade. Lá, eu conheci os nadadores Francisco Avelino, Nelio Almeida, Edênia Garcia e Clodoaldo Silva – pessoas com um carinho do tamanho do mundo. E eu lá, “enchendo o saco” deles com a minha câmera. rs O meu foco principal era fotografar Dayanne, mas, obviamente, fotografei todos. A minha inteção era fazer fotos dela nadando (não diiiga! rs), mas o foco principal era fotografa-la de dentro da piscina, com a câmera subaquática do dentista/aventureiro/mágico, Ricardo Sá. Mas na sexta-feira ele não pode deixar comigo, então eu acabei fazendo fotos de fora da piscina mesmo, com os recursos que tenho: minha Canon T2i, com as lentes do kit, 18-55mm. Sim, com uma 18-55mm. Um tanto limitada, mas fotografei sim. Eu tinha anotado tudo o que eu queria fazer, mas acabei sem olhar pro papel – um erro. Esqueci também o tripé, mas não foi um erro tão grave assim, deu certo fazer sem ele. Me deitei algumas muitas vezes na borda, pois queria ficar quase ao mesmo nível da piscina. Sim, me molhei, Maddox se molhou também, mas no final, deu tudo certo! Todos me ajudaram com as fotos. Dayanne e Nélio Almeida nadaram ‘não sei quantas vezes’ para eu fazer uma foto, apenas. (E aí, pegou? Não… Pode ir de novo? Claro!) Já estava cansada por eles! rs E Clodoaldo, poxa… Me deu várias dicas para fazer as fotos, e para seguir também… :)


“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor” – Goethe. (Pode parecer meio brega, mas essa citação dorme comigo e quis fixa-la aqui também)

Das fotos que eu fiz, eu gostei de poucas. Mas, na próxima vez que eu for lá (espero que seja ainda esta semana), eu já sei o que fazer e o que não fazer. A subaquática de Ricardo já está comigo, vou fazer uns testes antes para saber como fotografar Dayanne. A pós-edição será indispensável pra mim, vou usar muito o crop. E, depois dessa tarde com eles, eu realmente tive a plena certeza da direção que eu quero dar ao meu “hobby” fotográfico. A meta fotográfica agora é juntar³ dinheiro³ para, no primeiro semestre do ano que vem, comprar minha primeira teleobjetiva, além de outros ítens fotográficos. Hoje ainda separo algumas fotos, mas só vou enviar para o site depois que eu fizer as fotos subaquáticas.


Obrigada, Dayanne! E parabéns pelo seu primeiro Parapan!

Por enquanto é isso! :)

Uma resposta to “Fotografia de esporte: aprendendo com os atletas da natação paraolímpica do RN”

Deixe uma resposta

