(aprendendo) Balanço de branco e temperatura de cor

Quando estava trabalhando como cinegrafista, eu levava a minha compacta (Canon SX120is) todos os dias comigo. No 3º dia dessa maratona, fiz algumas imagens do treino da Caça-Talentos, projeto de Parnamirim/RN para ensinar futebol às crianças do município. Ah, “detalhe”: isso às 8h30, com um sol de rachar o “quengo” de qualquer ogro. Comecei a fazer as imagens com a câmera filmadora, e não conseguia enxergar muita coisa! A luz estava extremamente forte! Quando fui fotografar, tive que fazer o seguinte ajuste: ISO: 80, velocidade do obturador: 1/640s, e abertura f3.5. em alguns casos extremos. Nas primeiras fotos, notei que algumas áreas ficavam muito estouradas, como a parte do campo (muito claro, de areia batida), o céu, e as roupas dos meninos do projeto. E sem falar nas cores – pois saiam diferentes do que eu estava vendo.

Uma das fotos estouradas :(

Pois bem. Foi aí que me lembrei de fazer a avaliação do balanço de branco, e imaginei que isso poderia me dar uma ajudinha para fotografar imagens com as cores mais próximas ao que eu estava vendo.

Antes. Sem “bater o branco” (Canon PowerShot SX120IS).

Depois.  – Talvez eu tenha feito algo de errado, porque eu bati o branco com a câmera em zoom, direcionada para a camiseta do entrevistado. Não sei se refletiu o verde da camisa do reporter e por isso ficou assim.

Também fiz uns testes em casa, à noite, no meu quarto – fotografei a capa da DPBrasil #4. Note a diferença:

Sem avaliar.

Após avaliar. As cores ficaram vivas… Mais uma vez não sei se fiz certo, ou se nesse caso eu não precisava fazer – achei a primeira fotografia mais parecida com a imagem real, embora a segunda tenha ficado mais bonita.

Quase um mês após esse teste, fiz a avaliação de balanço de branco apontando a câmera para objetos de cores variadas, o que gerou diferentes resultados, como por exemplo fotos em tom azulado. Isso porque o que difere uma luz de outra é a temperatura de cor. Se eu exponho a uma temperatura de cor diferente do branco/cinza – que gera resultados próximos da realidade -, ela vai gerar fotografias em tons diferentes. Na maioria das câmeras há opções automáticas, como: Automático, Luz de Dia, Nublado, Tungstênio e Fluorescente (se você for mudando essas opções verificando pelo visor da câmera, você notará a diferença).

Fazendo a avaliação no verde da minha bolsa…

…deu esse resultado.

No laranja do moleskine…

… resultado em tom esverdeado.

Pelo que entendi até agora, funciona assim: a câmera mede os níveis de luz do local, determinando as cores reais do que será fotografado baseada na temperatura de cor da luz ambiente. Por isso você deve fazer a avaliação usando um papel (ou algum outro objeto) branco, ou cinza – caso queira fotografias naturais e mais nítidas – na mesma direção do objeto prestes a ser fotografado.

Na Canon PowerShot SX120is, é fácil “bater o branco” (como o pessoal de vídeo costuma falar). Basta acessar o “FUNC. SET” – e ir em “Avaliar Bal. Brancos”, e o botão “Disp.” faz o balanço para onde você enquadrar (pode ser uma folha de papel, tecido, ou qualquer outro objeto).

Balanço de branco na Canon SX120 IS – só para mostrar onde fica no MENU.

Na Canon T2i o caminho é diferente. Primeiro você acessa o botão WB (White Balance) e escolhe a opção “Custom”:

Clica naquele botãozinho escrito “WB”.

Com essa função ativada, enquadre algo branco (ou cinza, ou vermelho, ou azul etc – dependendo do resultado que queira obter) e fotografe. Depois, vá em Menu, acesse a segunda aba, e selecione”Custom White Balance”:

Para selecionar, clique em “SET”.

Após selecionar, a câmera vai mostrar a fotografia feita com o WB ativado, daí é só clicar em SET e dar OK:

Nesse caso, eu fiz a avaliação fotografando a parede branca do meu quarto.

A partir daí, as fotografias seguintes serão feitas usando essa avaliação (com o WB ativado).

Resumindo: balanço de branco é avaliar a temperatura de cor da luz de um determinado ambiente. Usado na fotografia para deixar a imagem com a coloração mais próxima da realidade.  (Alguém me corrige caso eu tenha entendido errado, por favor :D).

Uma resposta to “(aprendendo) Balanço de branco e temperatura de cor”

  1. A medição deve ser feita com um cartão cinza a 18% comprado em lojas de equipamentos fotográficos… ai dá certo… sempre calibre se mudar de cenário…. abçs