(aprendendo) Balanço de branco e temperatura de cor

Quando estava trabalhando como cinegrafista, eu levava a minha compacta (Canon SX120is) todos os dias comigo. No 3º dia dessa maratona, fiz algumas imagens do treino da Caça-Talentos, projeto de Parnamirim/RN para ensinar futebol às crianças do município. Ah, “detalhe”: isso às 8h30, com um sol de rachar o “quengo” de qualquer ogro. Comecei a fazer as imagens com a câmera filmadora, e não conseguia enxergar muita coisa! A luz estava extremamente forte! Quando fui fotografar, tive que fazer o seguinte ajuste: ISO: 80, velocidade do obturador: 1/640s, e abertura f3.5. em alguns casos extremos. Nas primeiras fotos, notei que algumas áreas ficavam muito estouradas, como a parte do campo (muito claro, de areia batida), o céu, e as roupas dos meninos do projeto. E sem falar nas cores – pois saiam diferentes do que eu estava vendo.


Uma das fotos estouradas :(

Pois bem. Foi aí que me lembrei de fazer a avaliação do balanço de branco, e imaginei que isso poderia me dar uma ajudinha para fotografar imagens com as cores mais próximas ao que eu estava vendo.


Antes. Sem “bater o branco” (Canon PowerShot SX120IS).


Depois.  – Talvez eu tenha feito algo de errado, porque eu bati o branco com a câmera em zoom, direcionada para a camiseta do entrevistado. Não sei se refletiu o verde da camisa do reporter e por isso ficou assim.

Também fiz uns testes em casa, à noite, no meu quarto – fotografei a capa da DPBrasil #4. Note a diferença:


Sem avaliar.


Após avaliar. As cores ficaram vivas… Mais uma vez não sei se fiz certo, ou se nesse caso eu não precisava fazer – achei a primeira fotografia mais parecida com a imagem real, embora a segunda tenha ficado mais bonita.

Quase um mês após esse teste, fiz a avaliação de balanço de branco apontando a câmera para objetos de cores variadas, o que gerou diferentes resultados, como por exemplo fotos em tom azulado. Isso porque o que difere uma luz de outra é a temperatura de cor. Se eu exponho a uma temperatura de cor diferente do branco/cinza – que gera resultados próximos da realidade -, ela vai gerar fotografias em tons diferentes. Na maioria das câmeras há opções automáticas, como: Automático, Luz de Dia, Nublado, Tungstênio e Fluorescente (se você for mudando essas opções verificando pelo visor da câmera, você notará a diferença).


Fazendo a avaliação no verde da minha bolsa…


…deu esse resultado.


No laranja do moleskine…


… resultado em tom esverdeado.

Pelo que entendi até agora, funciona assim: a câmera mede os níveis de luz do local, determinando as cores reais do que será fotografado baseada na temperatura de cor da luz ambiente. Por isso você deve fazer a avaliação usando um papel (ou algum outro objeto) branco, ou cinza – caso queira fotografias naturais e mais nítidas – na mesma direção do objeto prestes a ser fotografado.

Na Canon PowerShot SX120is, é fácil “bater o branco” (como o pessoal de vídeo costuma falar). Basta acessar o “FUNC. SET” – e ir em “Avaliar Bal. Brancos”, e o botão “Disp.” faz o balanço para onde você enquadrar (pode ser uma folha de papel, tecido, ou qualquer outro objeto).


Balanço de branco na Canon SX120 IS – só para mostrar onde fica no MENU.

Na Canon T2i o caminho é diferente. Primeiro você acessa o botão WB (White Balance) e escolhe a opção “Custom”:

Clica naquele botãozinho escrito “WB”.

Com essa função ativada, enquadre algo branco (ou cinza, ou vermelho, ou azul etc – dependendo do resultado que queira obter) e fotografe. Depois, vá em Menu, acesse a segunda aba, e selecione”Custom White Balance”:

Para selecionar, clique em “SET”.

Após selecionar, a câmera vai mostrar a fotografia feita com o WB ativado, daí é só clicar em SET e dar OK:

Nesse caso, eu fiz a avaliação fotografando a parede branca do meu quarto.


A partir daí, as fotografias seguintes serão feitas usando essa avaliação (com o WB ativado).

Resumindo: balanço de branco é avaliar a temperatura de cor da luz de um determinado ambiente. Usado na fotografia para deixar a imagem com a coloração mais próxima da realidade.  (Alguém me corrige caso eu tenha entendido errado, por favor :D).

Uma resposta to “(aprendendo) Balanço de branco e temperatura de cor”

  1. A medição deve ser feita com um cartão cinza a 18% comprado em lojas de equipamentos fotográficos… ai dá certo… sempre calibre se mudar de cenário…. abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: